Em abril de 2024, Bogotá foi obrigada a racionar seu abastecimento de água quando o sistema Chingaza, que fornece 70 por cento da água da cidade, caiu para aproximadamente 16 por cento de sua capacidade.

Em Granada, a seca prolongada levou o governo a declarar uma crise hídrica nacional em maio de 2024, à medida que os níveis dos reservatórios caíram a mínimos sem precedentes e restrições de água foram impostas em todo o país.

No Panamá, a seca obrigou as autoridades a reduzir as faixas diárias de trânsito pelo Canal do Panamá, uma das principais artérias comerciais do mundo, de 36 para 22. Enquanto isso, o Equador experimentou o oposto: entre dezembro de 2023 e março de 2024, as chuvas associadas a El Niño afetaram aproximadamente 160.000 pessoas e mais de 35.000 residências. Quatro países, um fenômeno climático e consequências profundamente diferentes.

Tradicionalmente, quando pensamos em El Niño, associamo-lo à falta de chuvas e secas prolongadas. No entanto, seus efeitos são muito mais amplos. Enquanto aumenta o risco de seca em algumas áreas, em outras, traz chuvas extremas e inundações.
Essa realidade destaca a necessidade de adaptar nossa resposta aos fenômenos climáticos às vulnerabilidades e necessidades específicas de cada território. Não há soluções que sirvam para todos diante de ameaças que se manifestam de maneiras tão diferentes.
Esta lição é particularmente relevante à medida que um novo evento de El Niño se intensifica no Pacífico. A Organização Meteorológica Mundial prevê que atingirá seu pico em dezembro. Este El Niño tem o potencial de ser o mais forte dos últimos 100 anos. Ele representa uma ameaça ao bem-estar e aos meios de subsistência de milhões de pessoas e comunidades que já enfrentam circunstâncias difíceis.
As consequências potenciais estendem-se muito além das emergências imediatas. A escassez de água e as inundações podem interromper a prestação de serviços essenciais, incluindo água potável e eletricidade, ao mesmo tempo em que agravam os riscos à saúde pública e à segurança alimentar.
Esses impactos podem ser agravados por perdas na agricultura, pecuária e pesca, danos à infraestrutura, interrupções nas cadeias de suprimentos e possíveis aumentos de preços. Uma ameaça climática dessa magnitude pode escalar para uma crise econômica, social e fiscal.
A América Latina e o Caribe devem se preparar para enfrentar essas consequências, mas, acima de tudo, aproveitar a oportunidade para agir antes que elas ocorram.
Como parte da terceira edição do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe, que será realizado no Panamá nos dias 27 e 28 de janeiro de 2027, convocaremos a primeira Reunião dos Ministros da Economia da América Latina e Caribe, dedicada ao financiamento para o gerenciamento de riscos de desastres e ao fortalecimento das instituições fiscais.
Essa reunião oferecerá uma oportunidade para abordar os desafios impostos pelo El Niño, trocar experiências e avançar instrumentos que permitam aos países antecipar, gerenciar e transferir riscos, proteger as finanças públicas e responder mais eficazmente às emergências.
Também desenvolveremos um documento branco contendo recomendações e boas práticas adaptadas à diversidade das realidades territoriais da região. Esse esforço será complementado pelo desenvolvimento de ferramentas práticas de gerenciamento de riscos, programas de assistência técnica e mecanismos para facilitar a troca de informações e conhecimentos entre países e instituições.
Os eventos devastadores que atingiram nossos países nos últimos meses nos lembram de que nem todos os desastres naturais podem ser previstos com precisão. Contudo, a ciência e o conhecimento estão proporcionando-nos oportunidades cada vez maiores para identificar ameaças, compreender seus impactos potenciais e reduzir vulnerabilidades.
O desafio é traduzir esse conhecimento em decisões e essas decisões em capacidades efetivas para proteger pessoas, economias e territórios.
El Niño assumirá muitas formas. Nossa resposta deve ser igualmente diversa. O objetivo é evitar que ameaças que podemos antecipar impeçam repetidamente o desenvolvimento de nossos países.
No CAF, estamos apoiando esse esforço com recursos, conhecimento e ação concreta.
Para tanto, o CAF disponibilizou um pacote inicial de financiamento de US$ 1 bilhão para a região, visando fortalecer os esforços de preparação e resposta em vista do evento El Niño de 2026–2027.
Esses recursos ajudarão os países a atenderem suas necessidades mais urgentes, ao mesmo tempo em que avançam suas prioridades de longo prazo. Por muito tempo, a resposta da nossa região aos desastres naturais seguiu o mesmo padrão: responder à emergência, reconstruir o que foi perdido, recuperar o que podemos e esperar pelo próximo desastre.
No CAF, estamos trabalhando para ajudar a romper esse ciclo. Temos a intenção de fazê-lo por meio de uma combinação de financiamento, fortalecimento institucional e coordenação regional que complementa os esforços dos países individuais.
Sergio Díaz-Granados é o presidente executivo do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Envie seus comentários para columns@gleanerjm.com.

